desafios para igreja
Os desafios da igreja para os dias de hoje é anunciar o amor, a paz, a justiça em tempos de imensos vazios e desorientações. As mudanças e as varias formas de expressões religiosas, alteram a forma do evangelismo nos dias de hoje. Devemos aprender a conviver e a ouvir as muitas pessoas, e assim, enxergar os meios de alcançá-las e demonstrar a justiça do Reino de Deus.
Pesa sobre a Igreja a responsabilidade de lutar contra as estruturas do pecado que continuam oprimindo o ser humano. Não é possível ser Igreja e ao mesmo tempo, alienar-se. A Igreja é o povo de Deus alerta às injustiças e que não se cala diante delas, ao contrário, esforça-se para que se faça justiça, para que o ser humano seja tratado com dignidade e experimente qualidade de vida já, aqui na terra, pois no céu, sem dúvida alguma, haverá plenitude de vida.
O desafio pastoral da igreja com a sociedade, é curar; que significa superar desarmonias pessoais nas relaçoes; suster, ajudar as pessoas em sofrimentos; guiar, auxiliar as pessoas nas decisões e escolhas que podem alterar sua vida presente e futura; reconciliar, facilitar os relacionamentos rompidos entre as pessoas e também, para com Deus.
Tim Keller falando sobre o desafio pastoral da igreja na sociedade, diz que Deus deseja uma sociedade baseada no servir, ao invés do egoismo, e na alegria ao mundo.
Quando a igreja aprender o principio do cuidar e suprir a necessidade do próximo, ela estará cumprindo o seu trabalho com a sociedade de hoje. O desafio pastoral da igreja é avaliar o contexto em que está inserido, e trazer a justiça do Reino de Deus para o necessitado. Resumindo, o propósito pastoral da igreja deve ser cuidar e expressar a justiça de Deus ao mundo.