Desafios nas equipes virtuais
1. Introdução
O trabalho em equipe que se é conhecido e desenvolvido em empresas é aquele que possivelmente envolve interações presenciais na forma de reuniões e trabalho executado em conjunto. Comunicar-se pessoalmente, seja por meio de reuniões e encontros formais ou até mesmo conversas informais, tornou-se algo de extrema importância no ambiente profissional e fundamental na realização das atribuições de cada grupo de trabalho.
A disseminação da tecnologia, entretanto, trouxe para as empresas um novo modo de trabalhar em equipe. O uso de microcomputadores nas empresas permitiu que as pessoas passassem a se comunicar de modos diversos, interagindo e trocando ideias sem restrições de proximidade física, graças à interligação de redes e da Internet. Com os avanços da tecnologia e da comunicação eletrônica, novas equipes estão se desenvolvendo: são as equipes virtuais ou grupos formados por pessoas com o mesmo peso de responsabilidade e um objetivo comum que desenvolvem seu trabalho através de meios eletrônicos. Apesar do potencial de expansão de negócios e flexibilidade que estas equipes trazem para empresas e funcionários, estruturá-las traz novos desafios para a gestão empresarial, colocando pontos que tornam esta situação favorável ou não.
2. Desenvolvimento
2.1. O que é uma equipe virtual?
Uma equipe é definida como um grupo de pessoas que tem um objetivo comum. Para ter sucesso, a equipe precisa ter coesão, dinamismo, comunicar-se bem e boa liderança.
Entende-se como Equipe ou Empresa Virtual aquela que não precisa estar em lugar nenhum, mas está em todos os lugares, com relação a lugares geográficos. As equipes virtuais transmitem e recebem informações entre locais distantes através do uso intensivo da tecnologia da Informação. O que liga os membros de uma equipe virtual, juntamente com o outro e sua organização é a comunicação, independente da tecnologia empregada, conforme comunicado pela empresa ou pelos