DESAFIOS DO MARKETING PARA O SÉCULO XXI
introdução
Muito se fala de Marketing hoje em dia, mas pouco se sabe de sua origem, qual contexto histórico contribuiu para o seu surgimento e quais foram as suas contribuições e implicações na formação da sociedade capitalista de hoje. Dessa forma o propósito deste estudo é antes de tentar adotar uma única e exclusiva compreensão da área específica de marketing, verificar como têm evoluído suas definições procurando elucidar as principais dúvidas a respeito desta palavra já tão comum no nosso cotidiano, mas tão pouco compreendida e já tão desvirtuada de sua essência.
metodologia qualitativa, onde a desk research, MALHOTRA(1993), foi a técnica utilizada. Para tanto, fez-se um levantamento teórico documental, de fontes secundárias, onde foram acessadas as bases de dados do Proquest, Emerald, Bibliotecas Virtuais das Universidades de Harvard, Columbia e MIT(Messachusetts Insitute of Technology – Estados Unidos) e livrarias virtuais.
Base Teórica:
A base teórica adotada foi de SHETH et all(1988), que identificaram as doze escolas do pensamento de marketing surgidas o século XX. A partir deste estudo, considerou-se relevante destacar o foco dominante de cada escola. Para que isso fosse possível, elaborou-se uma classificação, por data de nascimento, agrupada por década. A partir desta classificação, identificou-se os estudos posteriores a estes pioneiros, relativos a cada escola.
Este trabalho está organizado em duas partes. A primeira discorre a respeito dos antecedentes históricos do marketing através das suas principais escolas do pensamento emergidas no decorrer das décadas do século XX. A segunda, trata dos desafios do marketing para o século XXl .
Antecedentes históricos do marketing
Artigo:
É consenso na literatura que o marketing exista desde os primórdios da humanidade. Como ciência, entretanto, nasceu por volta de 1900
ESCOLAS DO PENSAMENTO DE MARKETING