Desafios do engenheiro mecânico do século xxi
COORDENAÇÃO DE MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
ANA CAROLINA BERNARDES DA SILVA
GUSTAVO BAGGIO RATTI
LUIS HENRIQUE DE LIMA
MICHELE AYUMI MORIZONO
VINICIUS MARRONE DE AGUIAR
WILLIAM KRAINSKI GUBERT
DESAFIOS DO ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI
PONTA GROSSA
2011
ANA CAROLINA BERNARDES DA SILVA
GUSTAVO BAGGIO RATTI
LUIS HENRIQUE DE LIMA
MICHELE AYUMI MORIZONO
VINICIUS MARRONE DE AGUIAR
WILLIAM KRAINSKI GUBERT
OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO DO SÉCULO XXI
Atividade apresentada como trabalho acadêmico referente à nota parcial do primeiro semestre do curso de graduação Engenharia Mecânica ao professor Luís Maurício Resende, coordenador do mesmo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
PONTA GROSSA
2011
O engenheiro mecânico deve ser um bom líder. Precisa sempre estar estudando para se atualizar com as novas tecnologias que a cada dia renovam- se, sendo organizado para demonstrar com clareza o que aprendeu em física e matemática. Tendo uma boa visão de mundo e criatividade, sem esquecer de inovar porém com pensamento no futuro.
O bom engenheiro não esquece que atualmente o maior problema é com o meio ambiente. Então para se criar uma nova máquina ou peça ele deve entender de matéria prima, e saber se ela pode vir a afetar ou não o meio ambiente .
A preocupação também está no tipo de descarte desse material utilizado. Se ele pode ser reaproveitado, fazendo com que a empresa lucre mais e gaste menos. Ele deve melhorar máquinas que já existem para facilitar o manuseio, sem esquecer o principal. Maior produção, mais rápida e mais barata.
Que tal abrir um negócio? O engenheiro mecânico deve saber como administrar uma empresa, ter visão empresarial. Por isso que na ultima atualização da grade curricular dos futuros engenheiros tem matérias que visam à noção de economia. Sem esquecer da venda. O engenheiro deve saber vender seu produto também.
O maior problema enfrentado por um engenheiro na atualidade é