DESAFIOS DA IGREJA
Ele, porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? (Mt 16.2,3)
Jesus advertiu-nos a que soubéssemos ler os sinais dos tempos.
Para agirmos em conformidade ou em resposta a esses sinais
Para adaptarmos nossas estratégias
Para continuarmos relevantes ao nosso tempo
Introdução
Por ser uma comunidade com valores diferentes do mundo, a igreja tende a manter uma cultura própria, em parte saudável, em parte danosa. É saudável no sentido de preservar os valores de Deus; é danosa quando essa cultura torna-se um fim em si mesma e a igreja deixa de ser relevante ao mundo, sobretudo no cumprimento de sua missão. Ilustração de Irrelevância: igrejas que impedem o ingresso de pessoas de tênis, porque o lugar é santo. Cristo morre para transformar a humanidade e a Igreja, como conseqüência, adota regras do tipo “usar ou não barba”. A igreja passa a não ter significado algum para o mundo. É apenas um grupo de pessoas diferentes, mas que nenhuma diferença fazem para a vida das pessoas de fora.
Introdução
Precisamos saber como o mundo pensa, que valores têm e quais são seus questionamentos e dificuldades, a fim de oferecermos um evangelho que responda a cada uma das suas necessidades. O que estamos oferecendo para as pessoas de fora?
• Para as crises existenciais: Um relacionamento pessoal com Deus ou um estereótipo de crente?
• Para a falta de referência: A bíblia ou um código de regras da denominação onde encontramos o “que pode e o que não pode”.
• Para a falta de sentido: Imitar a cultura passada ou imitar Cristo em sua vida e missão?
Introdução
O mundo mudou e as igrejas que não refletirem sobre essa nova realidade, mas se prenderem rigidamente à sua própria cultura, poderão se tornar irrelevantes.
Não é simplesmente uma questão de