desafios da comunicacao
Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas | DCSA
Graduação em Comunicação Social – Produção Editorial
RESUMO DO CAPÍTULO 27 DO LIVRO “DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO”
Disciplina: Estudos Interdisciplinares de Comunicação
Professora: Dânia de Paula
Turma: PE1N
Data: 20/05/03
De autoria da professora Vera Chaia, professora do Departamento de Política e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o capítulo 27 do livro “Desafios da Comunicação”, organizado por Ladislau Dowbor e outros, intitula-se “Mídia e marketing político”.
Em seu artigo, Chaia analisa e questiona a importância do marketing político na sociedade contemporânea. Segundo a autora, a mídia interfere no relacionamento humano, uma vez que ao relacionamento “face a face” sobrepõe-se uma interação através da mídia.
Citando John Thompson, que criou o termo “quase interação mediática”, Vera Chaia constata que contatos emergentes, intermediados por máquinas ou símbolos, não se sobrepõem aos contatos primários, interpessoais. Sendo assim, a mídia cria no homem um paradoxo: ao mesmo tempo em que enriquece sua formação individual, cria uma dependência mediática. Para Chaia, a mídia deve informar e formar a opinião pública.
No caso específico da sociedade brasileira, a televisão ocupa um papel central, ou seja, é fundamental para a construção de uma política de imagem. E a política deve se adequar a esta mídia. Neste sentido, o marketing político seria uma nova técnica que envolve quatro funções mercadológicas: análise, adaptação, ativação e avaliação. E o candidato disputa dois mercados: do partido e o eleitoral.
O candidato (e mesmo governos eleitos, que buscam apoio ou legitimação para suas ações) passa a respeitar todos os processos envolvem a venda de um produto: desde a criação de uma plataforma política, até a “embalagem”, ou conduta política,