desafios da admistração
Curso: Ciências Contábeis, 1ª semestre.
O contexto atual das organizações estimula reflexões sobre os desafios da administração de empresas no futuro. Os desafios a serem enfrentados pelas empresas no futuro.
O grande desafio enfrentado pelo dirigente empresário na era contemporânea é representado pela necessidade de planejar o desenvolvimento de seus sistemas produtivos em um ambiente de elevada complexidade e de mudanças muitas vezes caóticas. Os modelos d gestão convencionais consideram a administração uma atividade de feedback negativo, isto é, estabelece uma estratégia e conduz a empresa na direção desejada.
O universo social não possui leis naturais como as que governam as ciências físicas. Assim, é sujeito as mudanças continuas. Isso significa que as premissas que eram válidas ontem podem torna-se inválidas, ou até mesmo totalmente enganosas, num piscar de olhos.
Hoje em dia costumamos pensar na administração como sendo administração de empresas. Essa premissa tem origem mais ou menos recente. Antes da segunda guerra mundial presumia de administração empresa não passava de subdivisão da administração se aplicava, e as organizações deferiam entre si apenas a mesma medida.
E importante afirmarem alto e bom som que a administração não e administração de empresas. Por isso é importante acabar com a distinção artificial entre organizações empresarias e não-empresariais, já que é muito pouco provável que o setor que mais cresça nas sociedades desenvolvidas do século XXI seja o das empresas na verdade, as empresas, mas sim o governamental, o dos profissionais liberais, o da saúde e o da educação.
Essa tendência vai se manter e se intensificar no século XXI.