Desafios atuais na gestão
O processo de implantação do SUS tem sido marcado por intensos debates que refletem a presença de interesses antagônicos em relação a sua consolidação, tanto como política pública embasada na universalidade, equidade, integralidade, participação da população e dever do Estado, quanto às dificuldades para construir modelos assistenciais ancorados na concepção ampliada de saúde, que foi a base do processo de proposição do próprio SUS.
Desafios da Gestão A forma de gestão pública em saúde tem sofrido transformações para melhor adaptá-la às características e necessidades da população.
Os gestores têm instrumentos legais que permitem a descentralização e a parceria intermunicipal para que o serviço possa ser adequado a população adscrita.
As mudanças na forma de gestão surgiram como uma necessidade de criar políticas de acordo com o perfil dos habitantes da comunidade e devido à dificuldade que os profissionais apresentam ao solucionar problemas complexos de forma isolada, seja em termos das especialidades de saúde ou mesmo de serviços de saúde, uma vez que o tamanho dos municípios é diversificado.
Desafios da Gestão Apesar das Políticas Públicas implementadas nos últimos anos do Século XX e início do Século XXI, ainda é possível notar diversos problemas em termos de gestão, em razão à maneira como os gestores trabalham, investem e tomam decisões frente aos objetivos da gestão pública.
AONDE ESTÁ O PROBLEMA?
Para que as ações sejam eficazes é necessário compreender que o desenvolvimento econômico é uma conseqüência do desenvolvimento social.
REFLEXÃO
Nesse sentido, é importante privilegiar o usuário e sua participação no destino da organização. Daí a importância da descentralização como um meio de trazer, para junto da população, o poder de decisão sobre os rumos, a