DESAFIO
DISCIPLINAS RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
DESAFIO PROFISSIONAL
DEIZE DA SILVA ALVES – RA 8745121704
DEIVID DE SOUZA RAPADURA – RA 8945102254
DOMINGOS SÁVIO TORRES RODRIGUES – RA 8904127514
RAISSA SANTOS SOUZA – RA 8982241489
SIMONE MARIA DE JESUS DOS SANTOS – RA 9498548502
TUTOR: CARLOS JUNIOR
JUAZEIRO/BA
MAIO/2015
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Lopes & Lopes Construtora realiza a construção de um importante viaduto no interior do estado do Rio Grande do Sul. A construtora deve entregar o empreendimento finalizado no prazo de dezoito meses; possui um quadro de quinhentos funcionários no canteiro de obras entre profissionais efetivos das mais variadas áreas e profissionais terceirizados.
A obra está paralisada há quarenta e oito horas por conta de um protesto dos colaboradores. A motivação do protesto foi um acidente com um colaborador que trabalhava em condições de sobrecarga. O colaborador foi prontamente atendido pela Construtora e devidamente medicado e afastado do seu exercício até reunir condições para retornar. Os trabalhadores paralisados solicitam condições de trabalho mais justas e seguras, reajuste no salário e contratações imediatas para suprir as lacunas existentes e não haver sobrecarga de trabalho.
Isto posto a Lopes & Lopes Construtora designou-me para intermediar o impasse com a finalidade da resolução da querela, apresentando propostas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e o Sindicato da Categoria.
I – CONTRATAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES
Quando o Departamento de Pessoal da Lopes & Lopes Construtora foi consultado avaliou-se que o gap de desligamento na obra é percebido em três cargos –, mestre de obras, técnico em edificações e técnico em segurança do trabalho. O técnico de segurança do trabalho é o profissional responsável por supervisionar a aplicação de medidas elaboradas com o objetivo de