Desafio
Introdução:
Esse trabalho busca focar o multiculturalismo na educação,mostrando que as práticas pedagógicas devem ser representadas visando a interculturalidade,as diferenças de grupos culturais que encontramos na base do processo educativo.O quanto é importante trabalharmos com as diferenças,mostrar que devemos quebrar as barreiras e os tabus que existem,chamados preconceito.Somos iguais independente de sexo,cor,religião e cultura.Devemos ensinar que a nossa verdade não é única. O mundo se renova a todo tempo e o que era certo ontem talvez hoje não seja mais. Vivemos em um país de uma rica diversidade e esse projeto vai visar a família,não aquela dita como tradicional mais aquela onde nos identificamos nos sentimos em casa,não nos importando se nessa casa existe um pai e uma mãe,ou se existe dois pais,ou duas mães,ou talvez um pai e uma avó ,é sobre essa diferença que iremos falar dentro desse projeto.
PASSO 1: LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL(9.394/96)
•Art.3 II
Liberdade de aprender,ensinar,pesquisar e divulgar a cultura o pensamento,a arte e o saber.
•III-Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
•Art.33
O ensino religioso será ministrado respeitando a diversidade cultural religiosa do Brasil.
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS
•Devem garantir e se adequar as diversidades culturais,regionais,étnicas,religiosas e politicas além de igualdade de direitos entre os cidadãos e o acesso a totalidade dos bens públicos.Trabalhar os temas transversais:ética,saúde,meio ambiente,pluralidade cultural e orientação sexual.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRIACANA •Art.2
Tem por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes