desafio
RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE: O CASO DE
PARIPIRANGA, BAHIA, BRASIL
RESUMO
Antes da Revolução Industrial os sistemas produtivos compunham um ciclo no qual os resíduos eram produzidos e absorvidos pelo meio ambiente. Com o crescimento desenfreado das cidades e o aumento considerável da população uma das principais conseqüências foi o aumento da produção de resíduos. Surgiu, assim, a gestão de resíduos que tem por objetivo administrar, de maneira organizada e coerente, tanto o manuseio como o depósito desses resíduos no meio ambiente.
Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de análise da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades, e para consolidação do método tomou-se como estudo de caso a temática no município de Paripiranga, Estado da Bahia. A análise proposta remete-se às dimensões da sustentabilidade, como também a partir de um modelo de análise SWOT mostrando pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades na gestão de resíduos do município de Paripiranga. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa em bibliografia especializada, e de campo através de entrevistas com gestores municipais e com populares. Os principais resultados mostram que a gestão de resíduos de Paripiranga está longe de ser considerada um modelo ideal, ao ponto que, a população está desinformada e desinteressada no assunto. O poder público adota apenas o lixão como modelo de gestão de resíduos. As políticas públicas previstas no Plano Diretor Participativo devem ser colocadas em prática, e várias lacunas relacionadas à participação popular devem ser preenchidas.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Resíduos; Meio ambiente; Análise SWOT; Plano
Diretor Participativo.
ANALYSIS OF SUSTAINABILITY IN SOLID WASTE
MANAGEMENT IN THE CITY: THE CASE OF PARIPIRANGA,
BAHIA, BRAZIL
ABSTRACT
Before the Industrial Revolution production systems comprised a cycle in which the waste was produced and absorbed by the