Desafio
centro de educação a distância
Pólo Feira de Santana – Bahia
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
FEIRA DE SANTANA
2011
Kessia Reijane Cedraz Rebouças – RA 346120
Rosenilda Nogueira Correia da Rocha – RA 345810
Karla Cristina Souza Lopes – RA 346248
Layz Leite Moreira – RA 346707
Zilma de Almeida Nogueira – RA 343638
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Trabalho referente ao desafio de aprendizagem, apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, como um dos requisitos para a obtenção de nota do semestre.
Prof.ªs EAD Ma. Mariciane Moraes Nunes
Introdução: Nesse trabalho vamos falar sobre o inicio da Filosofia, a sua importância, os principais filósofos e todo processo histórico até os dias atuais, bem como, a importância da filosofia para o profissional do Serviço Social.
A Filosofia grega nasce com o período pré-socrático, ou seja, anterior a Sócrates, foi denominado pela investigação da natureza e tinha um sentido cosmológico, baseado na mitologia grega. Os principais filósofos pré-socráticos são: Tales de Mileto, Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto, Pitágoras, entre outros.
Posteriormente, devido a crise que começa a surgir com a questão do início fundamental, surge uma nova fase filosófica, o sofista, mudando o foco do cosmo para o homem e o problema moral.
O Renascimento, o movimento cultural que marcou transformações socioculturais da Idade Moderna na Europa, inspirou-se no humanismo, o movimento de intelectuais e propiciou o desenvolvimento de uma mentalidade racionalista, levando em conta a exaltação do homem e de seu atributo como a razão e a liberdade, procurando a investigação dos problemas do mundo, se preocupando mais em relação à natureza, e se dedicando mais a pesquisa e observações.
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como única, defendendo a