Desafio psicologia aplicada
Introdução
No sentido etimológico, a psicologia seria a ciência da alma ou o estudo da alma. Teles (2003) define a psicologia como a ciência que busca compreender o homem e seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com os o outro. “Pretende-se fornecer subsídios para que ele saiba lidar consigo e com as experiências de vida.” Como destaca Figueiredo (2005) psicologia não existe no singular. O que há são inúmeras maneiras de conceber o campo do “psicológico” e outras tantas maneiras de se inserir nesse campo, intervindo nele, praticando “psicologia”.
Desenvolvimento
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreendermos o conceito de percepção social, elemento fundamental nas relações sociais. Discutimos também a importância da linguagem e da comunicação neste processo. A Constituição de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã serviu de parâmetro para que os Assistentes Sociais mudassem de atitude em relação às Políticas Sociais. Por fim, dissertamos sobre os Grupos e Organizações Sociais, suas origens e diferenças.
O primeiro processo desencadeado é o da percepção social. Percebemo-nos um ao outro. E percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta, o que nos possibilita "Ter uma impressão" dele. Essa impressão é possível porque, a partir de nossos contatos com o mundo, vamos organizando estas informações em nossa cognição (organização do conhecimento a nível da consciência), e é esta organização que nos permitirá compreender ou categorizar um novo fato. Assim, se você estiver vestido de calça jeans, camiseta, e com cadernos e livros nas mãos, a sua aparência nos permitirá percebê-lo como um estudante. E nós, com o dobro de sua idade, um estilo semelhante de vestir, seremos categorizados como professores. A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo. Atitudes Atitude - Do