DESAFIO PROFISSIONAL
Estamos fazendo um levantamento dos principais pontos presentes na lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional –(LDBNEN 9394/96), nos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e nas diretrizes curriculares nacionais da educação especial na educação básica e nas diretrizes curriculares nacionais para as relações étnico raciais para o ensino da história e cultura afra brasileira e africana e no referencial curricular nacional para a educação infantil que tratem os principais aspectos relacionados à diversidade e o multiculturalismo nas escolas.
LDB- a Lei de diretrizes de Bases 9394/96, delibera que nos ambientes escolares, sejam desenvolvidas atividades que contemplem a diversidade cultural - étnico – racial, considerando que cada individuo é sujeito de sua própria história, trazendo consigo conhecimento empírico, e com isso contribui para o processo de ensino de aprendizagem de qualidade proporcionando aos nossos educando uma educação transformadora formando cidadãos conscientes os seus direitos e deveres.
PCN PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PCNS: Enfatiza a pluralidade Cultural como uns dos tempos transversais a ser trabalhado nos planejamentos escolares.
A amplitude de tema Pluralidade Cultural determinou a seleção de conteúdos voltados para uma aproximação de conhecimento da realidade cultural brasileira, quanto á sua formação histórica e configuração atual. Considerando a necessidade e importância da atuação das escolas em fornecer informações básicas que permitem o aluno conhecer a ampla diversidade sociocultural brasileira, utilizando linguagens da pluralidade cultural nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil. Como exemplo participe como brincadeiras, como manifestação cultural, festas, momentos de celebração social, comunitária e familiar.
DCN´S- Orienta e também são leis afirmativas no qual reconhece a escola como lugar de formação de cidadãos e afirmam a relevância da escola promover a necessária valorização das matrizes culturais.