DESAFIO PROFISSIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE – ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DESAFIO PROFISSIONAL
BRUNA LAUERMANN – RA 2849224902
PRISCILA DA ROSA LEMOS – RA 2846252936
ROSELI VIEIRA PEREIRA - RA 1711273860
VANESSA CRISTINA DA SILVA – RA 1709984639
Atividade do desafio entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação e Diversidade – Estrutura e Organização da Educação Brasileira”.
NOVO HAMBURGO, MARÇO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Cada dia que passa é cada vez mais visível à singularidade de cada ser humano, o que o torna diferente dos demais, seja por sua aparência física, raça, opção sexual, religião, classe social ou cultura. Onde mais encontramos essa abundância de peculiaridades é dentro das salas de aula, portanto, apesar de nos encontrarmos em uma geração mais evoluída, em muitas situações os professores se deparam com o preconceito e a descriminação em relação a essas diferenças.
A busca por reconhecimento, respeito e igualdade de direitos, buscando eliminar qualquer tipo de descriminação, racismo e preconceito devem estar presentes nas instituições de ensino e nos planejamentos diários do docente.
Este trabalho tem a intenção de refletir sobre o Multiculturalismo nas escolas e como este está sendo ou pode ser trabalhado pelo docente e equipe escolar em conjunto com os alunos, afim de formar cidadãos que reconhecem e possuam princípios e ideais de liberdade, solidariedade e respeito às diferenças, tornando a ética o cerne do convívio escolar, resgatando-a do nível do discurso e levando para a prática do cotidiano.
PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9.394/96)
Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no