desafio profissional
A sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. A adoção de ações voltadas à sustentabilidade permitirá, a médio e longo prazo, garantir a preservação do meio através de uma exploração responsável, que vise a manutenção dos recursos naturais (florestas, águas, fauna, etc.)
Para reduzir o impacto ambiental, segundo Ceotto (2008) devem ser adotadas algumas soluções:
1 Redução do consumo de energia;
2 Redução do consumo de água;
3 Aumento da absorção da água da chuva;
4 Redução do volume de lixo ou possibilidade de facilitar a sua reciclagem;
5 facilidade de limpeza e manutenção;
6 Utilização de materiais reciclados;
7 Aumento da durabilidade do edifício e a possibilidade de modernização e seu reúso após o término de sua vida útil.
Coral (2002) trás um modelo de sustentabilidade baseado na fusão de 3 grupos: sustentabilidade econômica, ambiental e social. Para adequar uma empresa no sentido de torná-la sustentável, é necessário aplicar ações que visem melhorias e soluções nessas 3 grandes áreas. Uma empresa que visa tornar-se uma empreendedora sustentável, precisa inserir no seu planejamento, soluções para reduzir o impacto ambiental das suas atividades no meio ambiente.
A área de construção civil é uma das que mais produzem resíduos capazes de impactar o meio. Esse volume enorme de resíduos provenientes da construção civil tem grande potencial de poluição. Um outro fator é o consumo maciço de recursos de toda ordem, que são empregados nas suas atividades. Sem um controle adequado, tanto do consumo de recursos quanto da produção de resíduos nessas atividades, poderão impactar seriamente o meio.
Sabendo dessas implicações, é necessário trazer para dentro das empresas de construção civil, cada vez mais as ideias que norteiam a sustentabilidade, sejam por