DESAFIO PROFISSIONAL
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, e que realiza suas ações no ambito das políciticas sócio assistenciais. Na esfera pública e privada, ela age diretamente na população que procura as instituições e o trabalho destes profissionais e por meio da pesquisa na administração do planejamento da supervisão e da consultoria e gestão de políticas de programas de serviços sociais.
O Serviço Social deve ser buscado nos objetivos profissionais em que garantam estreita relação com estes objetivo, em consequência um pouco de conhecimento teórito e métodos de investigação e intervenção e concepção ideológica.
O SS também é uma prática, ou seja, um processo de atuação que se alimenta por teoria e um contínuo de ir e vir iniciado nas práticas dos homens , aos desafios de suas realidades, a questão social é o objeto de trabalho do assistente social, com suas diversas expressões, que são elas: políticas sociais, públicas, empresariais, civil e movimentos sociais, e servem para tecessar os processos do trabalho.
No processo de roptura com o conservadorismo, o serviço social passou a tratar o campo das políticas sociais, a demanda da população carente e oferta do sistema capitalista. Antes do surgimento da profissão, houve três grandes marcos históricos, que foram: - Em 1.942, foi criada a LBA, que serviu como órgão de colaboração junto ao Estado para cuidar dos serviços de assistência social e também o SENAI E SENAC. – Em 1.943, foi promulgada a consolidação das leis do trabalho (CLT) e no decorrer da década de 40 ganharam cada vêz mais força. A partir de 1.945 o social passou mínimo e o capital máximo, e a busca de uma ideologia desenvolvimentista que tem como uma proposta, um crescimento econômico acelerado para atingir progressividade, grandesa material e paz à ordem social. – Em 1.946, foram fundados mais três órgãos importantes, para o atendimento dos t rabalhadores. O SE