Desafio profissional
O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto que favoreça o aprendizado, o desempenho, a compreensão, o comportamento, que traga motivação e promova a integração entre os alunos, professores e familiares.
Visa o ensino que respeita a individualidade de cada aluno, levando em consideração as relações sócioafetivas de cada um deles, mobilizando os alunos, criando estratégias e despertando o interesse ao aprendizado. Para isso, será utilizada a adoção de um animal para desenvolver a prática pedagógica.
A zooterapia será utilizada para atingir um melhor resultado de aprendizagem e resgatar verdadeiros valores.
PERFIL DA TURMA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Almeida atende alunos de primeiro ao quinto ano. As crianças são muito ativas, típico da idade, entre 8 (oito) e 9 (nove) anos. Formado por 22 (vinte e dois) alunos, a turma de 3° ano tem preocupado e muito a direção da escola, pois apresenta sérios problemas de aprendizagem individual e, também, de interação social com os alunos hiperativos, desorganizados, carentes e portadores de necessidades especiais.
ALUNOS COM PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS
Tendo em vista os diversos problemas já citados, dois casos comportamentais destacam-se; o aluno Yuri Gabriel e a aluna Tamara.
Yuri tem 8 (oito) anos, possuí déficit de atenção e não se relaciona bem com colegas e professores, além de não seguir as regras disciplinares impostas.
Tamara tem 9 (nove) anos, possuí grande carência afetiva e apresenta muita dificuldade para entender o “não”, mesmo quando este é dito em forma de proteção. Ela não possui hábitos adequados de higiene pessoal e falta de organização com materiais.
Estes dois casos de comportamentos estão relacionados com a desestrutura familiar.
ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Claudia tem 9 (nove) anos, apresenta problemas de concentração e dificuldades em trabalhar com a leitura. Estes comportamentos estão ligados a dislexia. O distúrbio pode ser genético