Desafio Profissional
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Família, Sociedade e Serviço Social Contemporâneo
Gabrielle Ramos RA: 8904159256
Patrícia C. Sousa Silva RA: 9904000541
Rosivan Neves da Guarda RA: 8739125785
Tatiane de Oliveira Rodrigues RA: 8946209563
Taguatinga-DF
2014
O presente relatório tem por objetivo entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos “arranjos” e “composições” familiares desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história.
O trabalho com famílias tem se constituído uma fonte de preocupação para os profissionais que trabalham na área, tanto pela atualidade do tema como pela sua complexidade. Segundo Mioto (2004) a sua discussão envolve inúmeros aspectos como as diferentes configurações familiares, as relações que a família vem estabelecendo com outras esferas da sociedade, tais como Estado, Sociedade Civil e Mercado, bem como os processos familiares. Além destes, estão envolvidos os aspectos inerentes à própria história e desenvolvimento das profissões que atendem a esse campo.
A família, hoje, é fruto de um processo histórico e para entendê-la é preciso reportar aos seus antigos modelos. Através desta análise será possível observar a dinâmica das relações familiares. Caracterizadas pelo patriarcalismo nas gerações passadas, elas eram subordinadas ao pai de família. Com isso fica claro a servidão em que a família vivia, e o poder que o pai de família detinha sobre todos, podendo inclusive decidir pelo direito de vida ou morte dos mesmos. Com a mentalidade dominada pela religiosidade acreditava-se que o estilo de vida de cada um era decorrente da vontade divina.
Com o crescimento do capitalismo industrial no século XIX, ocorreram mudanças de valores, hábitos e costumes da família.