desafio profissional
POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA (CEAD)
1ºSEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL – 1ºBIMESTRE
DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
INTRODUÇÃO
O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um e este é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade como no contexto escolar, portanto um conhecimento aprofundado da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para garantir uma boa educação multicultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorizando a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendido pelos docentes e pela própria escola. É de fundamental importância o papel do educador na integração de alunos de diferentes nacionalidades, culturas, etnias ou religião, na sala de aula, pois o professor contribui com a sua atitude, prática e formação e com a implementação de projetos pedagógicos no âmbito da temática multicultural nas suas turmas.
O Brasil é um país multicultural e por isso não deveria representar dificuldade alguma em lidar com as diversidades, pois a sociedade brasileira resulta da mistura de raças, crenças, culturas, costumes, etc.
Atualmente se afirma a certeza do necessário convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, é preciso que se reconheça e se respeite as diferenças próprias de cada indivíduo. A escola é um espaço público para a convivência fora da vida privada, íntima, familiar. Ao nos capacitarmos para a convivência participativa na escola, participamos de um processo de aprendizagem que também nos ensina como participar do restante da vida social.
Um ponto de partida para que exista o respeito à diversidade na escola é aceitarmos que os agentes que interagem na escola têm interesses, visões de mundo e