Desafio Profissional M Dulo C
Mestre dos Mares o Lado Mais distante do Mundo – Gestão de Pessoas
Em 1805, durante as Guerras Napoleônicas, Jack Aubrey, Capitão do HMS Surprise recebe a ordem de “Interceptar Corsário Francês Archeron a caminho do pacífico com intenção de levar guerra àquelas águas. Afundar, queimar ou capturar”.
A partir da ordem do Almirantado a missão do HSM Surprise passou a ser o de interceptar o Corsário Francês para defender os interesses da Inglaterra.
Para alcançar o objetivo o Capitão Jack Aubrey exerce uma liderança positiva que se verifica em diversas cenas do filme. Exerce a liderança por um ideal conduzindo sua tripulação por meio de suas convicções e valores criando um elo com a tripulação gerando um ambiente de participação e integração. É um líder admirado, respeitado e com a total confiança de seus subordinados, que mesmo lutando em desvantagem têm convicção da vitória.
Este tipo de liderança pode ser encontrado nas administrações de Steve Jobs e Sílvio Santos por exemplo.
O Capitão Jack Aubrey utiliza constantemente os cinco componentes da inteligência emocional.
Autoconhecimento emocional reconhece e compreende seus estados de espírito, emoções e impulsos e o efeito destes sobre a tripulação. Com a ajuda do médico Stephen Maturin realiza uma autocrítica de seus atos.
Auto controle sabe controlar e redirecionar seus impulsos e perturbações para serem repensados em momentos particulares com seu amigo Stephen Marturin, traçando estratégias e aberto a mudanças quando necessário.
Auto motivado o que faz com que persiga seus objetivos com energia e persistência. Dotado de uma capacidade de lidar com as adversidades e superar obstáculos mantendo-se sereno diante de situações de estresse (resiliência).
A empatia existente entre capitão e subordinados faz com que este consegua motivar e unir seu grupo para lutar mesmo em desvantagem.
Utiliza a sociabilidade para