Desafio Profissional - sociologia
Contribuir para o bem comum esforçando-se para beneficiar o maior número de criaturas, capacitando para sua melhor integração social. Devendo colaborar com os deveres públicos lutando para o estabelecimento de uma ordem social justa, nos programas nacionais e internacionais para a melhoria das condições de vida para humanidade. Respeitar a justiça e suas formas: comutativa, distributiva e social. Respeitar normas éticas das outras profissões individualmente ou em equipe.
O código de Ética dos Assistentes Sociais é direção para profissão. Nele encontram-se princípios fundamentais que devem nortear as práticas destes profissionais. São princípios que dão suporte para vencer os desafios do cotidiano, alguns deles são: Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis e sociais e políticos das classes trabalhadoras; Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso a bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como a gestão democrática; Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero.
No Brasil, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de floresta e uso de combustíveis fósseis. Embora a reciclagem do lixo tenha aumentado nos últimos anos ainda é muito comum a existência de lixões ao ar livre. A