desafio profissional, processos gerenciais
Como o relatório mostra que a principal falha está no setor intermediário da empresa visto que os gerentes e administradores da corporativa estão perdendo muito tempo resolvendo problemas operacionais simples ao invés de gestar seu tempo com o que realmente importa, que seria a parte de estratégia e planejamento da companhia.
Com o objetivo de salvar a empresa dos sucessivos trimestres de prejuízo, devemos nos basear na teoria geral da administração, mais precisamente nos conceitos abordados por Fayol. Tais definições apontam para uma administração cientifica pautada em evitar o caos, organizar as coisas e evitar o comportamento casual. Além disso as operações da empresa podem ser divididas em 6 grupos, sendo eles: atividades técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas. Porém iremos nos concentrar mais na parte administrativa que é o setor que apresenta o principal problema.
Analisando vários tipos de estrutura e divisões de trabalho, verificamos que a melhor divisão seria se basear em uma estrutura vertical, já que a empresa está tendo prejuízos, as decisões devem ser tomada por órgãos superiores e mais especializados para que assim a empresa possa voltar a ter sucesso e num médio prazo poder se tornar referência no estado nas vendas de varejo e eletrodomésticos. Além de a nova estrutura da companhia ser uma estrutura vertical usaremos uma estrutura funcional.
Uma estrutura organizacional funcional é aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe, a necessidade básica para implementar esse tipo de estrutura é a especialização em vários níveis de organização, a companhia se divide em várias funções e todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional uma das principais vantagens desse sistema são de facilitar a especialização nos