DESAFIO PROFISSIONAL ATPS II
Terceiro Semestre
DISCIPLINAS NORTEADORAS
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS
SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
ACADÊMICOS
IZILDINHA OLIVEIRA DE SOUZA
JAQUELINE VIEIRA ANDRADE
ROSA REGINA DA COSTA
RA
8529975377
8526951509
8398836793
DISCIPLINAS NORTEADORAS
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS
SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIOAL I
DESAFIO PROFISSIONAL APRESENTADO À DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICO TEÓRICOS METODOLÓGICO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I, MINISTRADA PELA PROFESSORA TUTORA FABIANA DALL’ORTO, PARA OBTENÇAO PARCIAL DE NOTA NO CURSO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL, DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO DE HORTOLÂNDIA / SP .
PASSO 1.
A ditadura foi uma intervenção militar, que se iniciou no Brasil em 1964, onde os militares ditavam suas regras, normas e leis, e teve seu término em 1985. A profissão de psicólogo foi oficializada no Brasil em 1962, dois anos antes do golpe militar, que impôs ao país um regime ditatorial.
A prática psicológica nesse período baseava-se em intervenções desenvolvimentistas oriundas de uma repressão política, o que resultou em um modelo individualizado de atuação.
Predominava-se o individualismo que afetava as práticas psicológicas e a produção de novos conhecimentos.
Foi somente através dos movimentos sociais ainda nos anos 70, e também, ainda sob o regime militar que começou a iniciar as primeiras práticas da psicologia social comunitária, com características e de se voltar para diferentes problemáticas, além daqueles que já se trabalhava anteriormente. Segundo Freitas (1996, p.64) o interesse desses intelectuais e profissionais nessas questões era devido a uma extrema miséria que essa população estava vivendo.
Os profissionais participavam dos movimentos populares com a crença de uma sociedade mais justa e igualitária, para isso, começaram a marcar espaço, saindo das escolas,