desafio profissional 3 semestre
Tutor (EAD): Prof. Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre
Tutor Presencial: Ariadne
Curso: Serviço Social
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
Acadêmicos:
VALDIRENE FIGUEIREDO GARCIA – RA: 8520917891
JEFFERSON APARECIDO DA SILVA – RA 8929134366
INGRID ELISA PITARELO MELNIC – RA 8929138034
Abril de 2015
LUCÉLIA – SP
Introdução
Ditadura Militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante. o Brasil, essa época ficou marcada por meio da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar. A Ditadura Militar no Brasil vai de 1964 a 1985.
PASSO 1
A Psicologia no Brasil foi regulamentada no ano de 1962, pouco antes do golpe militar, em um período no qual as Forças Armadas se articulavam para promover o tão fatídico e inesquecível golpe. O golpe militar de 64 definiria novas formas de desenvolvimento econômico, em que haveria uma valorização tanto de profissões de níveis superiores quanto de profissionais liberais. A psicologia emergiu associada às classes burguesas da sociedade brasileira que buscava contribuir com estudos sobre as intervenções de caráter higienista, moralizante e normatizante focadas principalmente na população pobre.
Podemos observar que a mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da ditadura militar saiu da visão individualizada/privada para a construção de posicionamentos atentos ao coletivo/social. Processo de transformação das práticas profissionais do