DESAFIO PROFISSIONAL 2
DISCIPLINAS: TEORIA DA CONTABILIDADE / RESPONSABILIDADE SOCIAL E
MEIO AMBIENTE / CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
ITAPIPOCA/CE
NOVEMBRO DE 2014
DESAFIO PROFISSIONAL
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
Atualmente, o setor da construção civil está em destaque, principalmente por contribuir para o desenvolvimento de um país. De acordo com pesquisas do
SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas), a construção civil é responsável por mais de
2,327 milhões de empregos diretos e indiretos. Mas ela não traz apenas benefícios para a sociedade, com tantas construções sendo realizadas é inevitável não mencionar os impactos causados ao meio ambiente, pois esse setor consome muitos recursos naturais. A estimativa internacional é que dos recursos naturais existentes, 40% a 75% são consumidos por esse setor, o que resulta numa grande quantidade de resíduos. Só no Brasil a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
Durante a construção de uma casa ou edifício são gerados muitos resíduos sólidos, que se não forem bem gerenciados podem trazer muitos problemas para a população. Pesquisas recentes mostram que o volume de resíduos gerados pela construção civil chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. Mas além dos entulhos, vale mencionar a emissão de carbono e os gases de efeito estufa, devido ao grande consumo de energia nas edificações.
Outro ponto que merece destaque é o consumo de cimento, que atualmente é maior que o de alimentos, e o consumo de concreto só perde para o de água. Assim como o cimento, a maioria dos insumos usados pela construção civil é produzida com alto consumo de energia e grande liberação de CO2.
Abaixo segue algumas ações que a L&Construção pode adotar para diminuir seus impactos ambientais, sociais e econômicos.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Objetivo
Ação