Desafio Profissional 2 B
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PAULO ROBERTO DE ANDRADE LIMA RA:9514383596
DESAFIO PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
TUTOR EaD: RONI BUGLIA
MOGI DAS CRUZES/SP
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar soluções e novas práticas para a empresa L&Construção, visando o enquadramento aos princípios da sustentabilidade. Este trabalho se faz necessário devido as mudanças propostas no âmbito social, econômico e ambiental dentro do padrão sugerido pela Agenda 21.
Por se tratar de uma empresa de construção civil, a L&Construção tem motivos pertinentes para elaboração e implantação do plano de sustentabilidade que será explanado a seguir.
Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente
A construção civil é um dos segmentos que mais agridem o meio ambiente. Segundo o CIB, Conselho Internacional da Construção, os maiores impactos estão relacionados ao grande consumo de recursos naturais e energia não renovável. Tão grave quanto, deve-se considerar outras agressões como a terraplanagem de grandes áreas, barragens, aterros e corte de árvores. Estas ações provocam alterações nos ecossistemas locais que vão desde de pequenas mudanças até a sua extinção, além das consequências a médio e longo prazo como mudanças climáticas e a falta de água potável. Em 1992, a ONU, Organização das Nações Unidas, promoveu uma conferência internacional com a participação de 179 países, intitulada Eco-92, nela foram discutidas ações e medidas para minimizar os efeitos da intervenção humana no meio ambiente adequando o desenvolvimento sustentável. Dentro desses parâmetros é necessário que se observe todos os processos da construção civil, desde a produção e aplicação de matéria prima até o descarte de resíduos e a conscientização de todos os envolvidos afim de erradicar ou minimizar a degradação do meio ambiente.
O surgimento do arquétipo da Construção