desafio profissional 1
ACADEMICO : KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA
RA 2775593169
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRIOCS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
POLO: PIRASSUNUNGA
MARÇO/2015
Introdução
Este trabalho tem como objetivo reconhecer os acontecimentos sócio político brasileiro, visando o profissional do serviço social, constatar fatores determinantes para mudanças na pratica profissional.
No período da ditadura militar se da inicio a perspectiva de critica ao serviço social tradicional. O golpe militar condenou o País a um longo período ditatorial.
O regime político concentra se suas forças na doutrina de segurança nacional e desenvolvimento, no antinarxismo e no pensamento católico conservador, vetando os interesses dos assistentes sociais, que buscavam interesses nos setores populares. A ditadura no Brasil era baseada na cultura do medo, repressão às classes populares.
Com tudo isso não há outra saída por parte do assistente social, a não ser assumir uma pratica modernizadora isso marca o movimento de reconstituição do serviço social no Brasil.
É ai que surgem documentos de grande valia que definem a função, os princípios e outras importantes e significativas definições para a reconceituação do serviço social.
Desenvolvimento
A profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil em 1962. Pouco tempo antes do Golpe militar que condenou o pais a um longo período ditatorial. Na época, as práticas psicológicas se consolidaram sob a influência de ideologias desenvolvimentistas, pautadas pela repressão política e pelo patrulhamento ideológico, que caracterizam o Brasil ao longo de quase três décadas de ditadura explicita.
O trabalho do psicólogo era defino a partir da clinica individual, da tarefa de avaliação psicológica e do acompanhamento de dificuldades de aprendizagem nas escolas. Também são mencionados e do trabalho de consultoria, recrutamento e seleção no contexto das