Desafio economia
Desenvolva e relate 2 exemplos (casos reais) sobre cada tipo de mercado concorrencial (monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio) e os respectivos impactos para o consumidor ou vendedor...
As estruturas de mercado possuem algumas características diferenciadas umas das outras conforme serão citadas abaixo:
Monopólio:
Condição do mercado onde uma única empresa domina a oferta do produto ou do serviço, somente um vendedor controla o preço e a quantidade de bens ou serviços oferecidos aos consumidores. Não há concorrência nem produto substituto, pois é bastante difícil a entrada de outras empresas no mercado sendo assim os consumidores ficam ser alternativas, ou seja, pagam o real valor fixado pelo monopólio ou abrem mão de usufruir do produto ou serviço.
Exemplos de monopólio: Sanepar e Copel, pelos serviços prestados com o abastecimento de água e fornecimento de energia no município de Telêmaco Borba.
Oligopólio:
Condição de mercado onde um pequeno número de empresas controlam a oferta de um determinado bem ou serviço, geralmente entram em acordo para a determinação do preço, com intuito de elevar os lucros. Alguns produtores podem deter parcela elevada da produção, que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado, algumas procuram manter o seu através de propaganda, novos produtos, etc. O consumidor acaba pagando na maioria das vezes um valor elevado pelo produto justamente pelo preço ser tabelado e não ter maiores opções de oferta.
Exemplos de oligopólio: Distribuidora de Bebidas Ambev e Fábrica de Cervejaria Kaiser.
Monopsônio:
Condição de mercado onde há um único comprador para vários vendedores. Este mercado é raro, as condições de mercado são impostas pelo comprador mesmo que haja muitos vendedores. O produtor indiretamente é forçado a vender o seu produto a um terceiro, não tendo a oportunidade de vender diretamente ao consumidor