Desafio dos serviços em segmentos competitivos
Slide1
Definição de Serviço: Segundo Kotler e Keller (2006), “Serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto”.
Participação no Mercado Brasileiro:
69% de participação na Economia Brasileira
Região Sudeste representa 53% dos serviços realizados no Brasil (43,4% das empresas prestaram serviços à outras empresas, 19,2% serviços de transporte, 15,2% foram serviços prestados a famílias (Hotéis, restaurantes entre outros), 7,4% referentes a serviços de informação e 14,8% outros serviços privados não financeiros.)
Fontes: Kotler e Keller (2006); SEBRAE Atlas Nacional de Comércio e Serviços ; Macroplan Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil: Principais Tendências nos Próximos 20 Anos
Slide 2
Desafios em serviços:
Consumo Exigente;
Consumo mais 60 ;
Consumo Saudável ;
Consumo Responsável ;
Consumo de Baixa Renda ;
Consumo Precoce e Consumo Online ;
Consumo Prático e Consumo em Nichos.
Fonte: Sebrae, Atlas de Nacional de Comércio
Slide 3
Como influenciar o consumo de serviços?
A qualidade de atendimento pode ser a diferenciação-chave de um serviço;
Oferecer benefícios claros aos cliente
Posicionar a empresa na mente do consumidor
Credibilidade da organização de serviços
Comunicação eficaz
Slide 4:
Marketing de Serviços aplicado ao Turismo
“Com o impacto dos sistemas informatizados como a Internet, o setor de turismo necessita reavaliar o seu papel na criação e na administração da demanda de serviços de viagem, de lazer e hospitalidade.
Como o produto turístico é uma combinação de ação e emoção em que os aspectos tangíveis e intangíveis se sobrepõem numa mistura entre o real e o imaginário, a criatividade do setor deve ser intensa”.
Marcos Cobra (2001, p.36)