Desafio do curso de rh
1) Segundo a vivência da Ética, comente a música “Quinta-feira”.
RESPOSTA: Por o nosso país ser de grande contraste social, e de distribuição de renda desigual, a música mostra a pobreza, a miséria, a injustiça social e o desinteresse das pessoas em relação aos pobres, excluídos. O autor fala do frio (temperatura) que congela e mata aqueles que em noites frias não tem um teto para se abrigar e o tratamento que essas pessoas recebem da sociedade é mais frio (desinteresse) ainda. A ética está relacionada, ao desejo de realizar uma vida justa e aceitável com toda a sociedade. A música também questiona como a sociedade está dominada pela a indiferença e insensível a estes problemas sociais.
2) Quais os problemas éticos abordados na música?
RESPOSTA: A ética revela uma relação entre o comportamento moral, as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real do grupo social. A situação de miséria que o Brasil sofre é lamentável. Precisamos de pessoas capazes de agir em busca de mudanças e, como conseqüência, sensibilizando o governo e a sociedade. Na luta contra fome se aposta na ação a partir da sociedade e não a partir do Estado. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
3) Diante da música e da discussão sobre Ética, quais os seus desafios como cidadão e profissional?
RESPOSTA: O nosso desafio é sermos pessoas mais compreensivas, sabendo colocarmo-nos no lugar do nosso próximo, sendo sempre solidários.
Ser cidadão é ter consciência de que temos direitos: À vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade de direitos, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser convicto das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o