Desafio do assistente soacila frente ao desemprego
631 palavras
3 páginas
Qual o Desafio do Serviço Social na Contextualizaçao Frente ao DesempregoTrabalho por Salete Dalpizzolvanz, estudante de Serviço Social @ , Em 22/11/2003
5
Tamanho da fonte: a- A+
Este artigo tem por objetivo subsidiar os estudos sobre o desemprego no âmbito do Serviço Social, partindo de uma pesquisa bibliográfica prévia vindo a provocar e desencadear algumas reflexões sobre a temática, e trazendo benefícios ao nosso aprendizado, enquanto Pós Graduandos na Área de Administração de Recursos Humanos, já que nosso cotidiano profissional está inserido na satisfação das pessoas que conosco desenvolvem suas tarefas diárias.
Deve-se levar em consideração a representação da subjetividade e da singularidade, pois fazem parte da vivência do ser humano como indivíduo biopsicossocial, acerca das metamorfoses impostas ao chamado mundo do trabalho, face ao atual padrão de acumulação em curso, conhecido por muitos, como acumulação flexível, bem como dos impactos principais deste sobre a classe trabalhadora.
Destitui-se o trabalhador de seu trabalho, responsabilizando-o por sua empregabilidade, tornando muitas vezes polivalente, terceirizado e envolvido, no dizer de Motta (1989), pela cultura da crise, que esvazia o conteúdo político do padrão de acumulação em curso e relega ao lugar comum o sofrimento de milhares de trabalhadores, (nos anos 90, e provavelmente, o mesmo dar-se-á no século XXI), reservou para a classe trabalhadora um futuro sombrio. Sem o amparo legal e institucional do Estado, atualmente minimizado e reformado para melhor atender aos interesses do grande capital, parcela considerável dos trabalhadores, especialmente aqueles mais jovens, não reúnem sequer condições para ingresso no Mercado Trabalho, este povoado por empresas nas quais nunca se produziu tanto e com tão pouca gente.
A estes trabalhadores resta muito pouco: o ingresso na incerteza da informalidade, dos contratos temporários e precários, da criminalidade, e até da mendicância. O desemprego é,