Desafio de tecnologia
Uma diversidade de conceitos é usada pelos autores, que vai desde a simples transferência de atividades até a um processo de gestão.
A terceirização é uma técnica de administração à qual as empresas têm recorrido com o intuito de aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.
Terceiros são entidades externas à determinada organização, podendo ser caracterizados por uma organização empresarial ou por pessoa física (autônomo prestador de serviços) ou cooperativa.
É uma estratégia empresarial, trata-se de passar a confiar a terceiros uma atividade meio. Com o objetivo de concentrar esforços e inteligência na atividade-fim da empresa, deixando atividade-meio a cargo de parceiros especializados em funções específicas, produzindo melhores resultados e trazendo ganhos efetivos para ambas as partes. Um exemplo pode ser uma fabrica de móveis: onde a produção destina à terceirização e a área meio destina-se a suporte, manutenção e controle administrativos – são atividades vitais para resultado final na fidelização do cliente.
A melhor estratégia de terceirização, para minimizar a resistência à mudança, está em comprometer todos os funcionários envolvidos, motivando-os através do esclarecimento franco e aberto sobre as vantagens do processo de terceirização.
Sua efetiva implantação traz ganhos para a organização, em aspectos externos e internos, relacionados à macro e à micro economia, quanto à competitividade, custos e desempenho operacional e tecnológico. Em síntese, podemos ter algumas vantagens e desvantagens esperadas com a terceirização.
A legislação do nosso país regulamentado pelo Código Civil Brasileiro regula a contratação da empresa terceirizada por meio de contrato sem expor a empresa contratante a vinculo empregatício.
Partindo da premissa de que terceirização è um processo de gestão pelo qual se repassam algumas responsabilidades a terceirizada o autor (PLT) ressalta algumas vantagens: redução e controle