Desafio de psicologia
ANHANGUERA TAGUATINGA FACNET – DF
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE: 4º
PROFESSORA:
ÍNDICE
1 – Introdução
2 – Percepção social
3 – Linguagem e comunicação
4 – Atitude
5 – Grupos e Organizações
6 – Papéis Sociais
7 – Conclusão
8 – Bibliografia
1 – Introdução
A Psicologia Social surgiu com o objetivo de estabelecer um vínculo entre a Psicologia e as ciências sociais, tais como a Sociologia, a Antropologia e as Ciências Políticas. Seu objeto de estudo é o comportamento do indivíduo em interação, ou seja, sua atuação no grupo social. Está afeto à Psicologia Social, por exemplo, procurar identificar até que ponto o comportamento de determinado indivíduo ou grupo resulta de fatores psicológicos hereditários e, simultaneamente, de influências sociais.
Este trabalho aborda fatores como: percepção social, língua, comunicação, linguagem, atitudes, organização grupal e papeis sociais, que constituem elementos fundamentais no estudo dessa ciência e em torno de cuja reflexão se pode identificar o objeto da Psicologia em estudo, identificando-se-lhe o papel fundamental.
2 - Percepção Social
O processo de preceptivo envolve uma série de variáveis que se interpõem entre o momento as estimulação sensorial e a tomada de consciência daquilo que foi responsável pela estimulação sensorial. Ou seja, temos alguns fatores que são importante e que influem no processo perceptivo que são atitudes, valores, expectativas e defesas psicológicas seletividade perceptiva, diante desses fatores temos:
O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva, ou seja, das observações por nós efetuadas. Este processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos