Desafio de histórico, teórico
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos – Metodológicos do Serviço Social
Tutor Presencial: Alessandra Balinhas
Professor - Tutor à distancia: Maria Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes e Maria Laura Rosa dos Santos.
Pelotas, 2011
Semestre/02
Fundamentos Históricos, Teóricos – Metodológicos do Serviço Social
Introdução:
Esse relatório trata sobre o surgimento do Serviço Social na Organização Social, Capitalista particularmente na America Latina e no Brasil.
Desenvolvimento:
A década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho( através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pela crescente entrada de capitais norte-americano.
Os trabalhadores começam a se organizar, aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as conseqüências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade, como a experiência da Rússia, no ano de 1917.
A correlação de forças entre as duas principais classes sociais exigia a construção de alternativas para lidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relação entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de repressões e concessões.
O Estado passava a assumir funções de ordem político-econômicas e sociais, o que impunha a construção de uma nova estrutura (física, administrativa e recursos humanos.
Na busca de alternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na formação e na manutenção da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada - na utilização de repressão e concessão - a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das