Desafio de fundamentos
SERVIÇO SOCIAL
4° SEMESTRE
Desafio de Aprendizagem
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Análise dos acadêmicos, apresentado como forma de avaliação para a disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III, sob a orientação da preceptora Michelle Lustosa.
Pólo de Feira de Santana 2012.2
RELATÓRIO FINAL
Introdução
O Serviço Social é uma profissão, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O Assistente Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer desses ideais custou preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para uma sociedade.
Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que são reclamadas pela classe operária no curso da