Desafio de estatistica
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTATÍSTICA
Valparaíso de Goiás – GO
OUTUBRO /2011 Curso: Administração
Disciplina: Estatística Professor Tutor Presencial: Ricardo Pelissari
CAMILA SOARES RA: 4158257712 DURCILA KALINY RA: 4158256781 LUCIANO SANTOS RA: 4107189393 MARA ALVES RA: 4161258814
Consumo Mundial
França e Itália sistematicamente vêm diminuindo seu consumo interno de vinhos. Já Estados Unidos, Alemanha e China, em franca expansão. Os números são absolutos e não per capita. Neste quesito, França, Portugal, Itália e Suiça, estão na liderança. França com quase 50 litros e os demais ao redor de 40 litros per capita.
Consumo em número absoluto dos principais países
O consumo mundial previsto para 2010 é de 238 milhões de hectolitros, gerando um déficit com cerca de 26 milhões de hectolitros.
Exportação Mundial
A Itália continua sendo o grande país exportador, seguido de perto pela Espanha. A França vem perdendo terreno, com sinais de mais queda ainda. Por outro lado, Austrália e Chile disputam o mercado do chamado Novo Mundo.
Os doze maiores países exportadores do mundo
As exportações mundiais em 2010 somaram mais de 90 milhões de hectolitros, sendo que os três grandes europeus (Itália, França e Espanha) contribuíram com mais de 50 milhões de hectolitros.
Importação Mundial
Os grandes países importadores continuam firme em suas posições. Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, respectivamente. Holanda, Suiça e Bélgica têm tradição, mas em patamares menores.
Os catorze maiores países importadores do mundo
Apesar da expectativa de países como Rússia e China serem potenciais importadores, os níveis atuais ainda estão muito abaixo do trio de ferro tradicional.
Novamente enfatizando, os dados destes dois artigos sobre a vitivinicultura mundial atual não são oficiais. Entretanto, há bastante consistência nos dados referentes a 2010, com eventualmente alguns ajustes e