DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS NO TURISMO
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Professora Valéria Lima
Gabriela Silva Leitão
DESAFIO DA GESTÃO DE PESSOAS NO TURISMO
Rio de Janeiro – RJ
Junho de 2013
INTRODUÇÃO
Diante das perspectivas atuais, nas quais as organizações precisam se destacar para se tornarem competitivas no mercado, faz-se necessário investir no colaborador.
Na atualidade, discute-se sobre a necessidade de mudanças no papel das pessoas dentro das organizações, destacando a função daqueles responsáveis pela gestão de pessoas, os quais devem ser capazes de ver o que para muitos é imperceptível no que se refere à moderna gestão de pessoas, tendo do indivíduo uma visão de parceiro e colaborador e não de patrimônio da empresa.
A sociedade impõe mudanças profundas em todos os perfis profissionais. A informação, que antes era vista como subproduto de processos de trabalho e suas atividades, atualmente possui valores e representa um bem para a organização. O objetivo desta análise é mostrar como as práticas de gestão de pessoas quanto ao seu papel estratégico dentro da organização e como essa pode contribuir para seu desenvolvimento. Nessa perspectiva considera-se que o colaborador quando valorizado com base em suas competências e habilidades, torna-se um forte aliado.
Finalmente, tem como último objetivo mostrar os desafios da gestão de pessoas no turismo destacando-se a influência e exigências que o mercado exerce sobre o colaborador e como a organização lida com a questão.
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS
O conceito de gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos dos colaboradores e potencializar o capital humano nas empresas.
A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, sendo que, muitas