desafio com ferramenta SWOT
No aspecto geral vemos que existem muitas fraquezas e ameaças, poucas oportunidades, mas existem muitas forças que podem fazer toda diferença para o sucesso do restaurante SMAK de Dona Irena Partala.
Posso afirmar que se trata de um restaurante de grande potencial que lhe falta empreendedorismo e uma boa gestão organizacional.
Para tentar ajudar a essa viúva no ramo alimentício vou propor um diagnóstico com os problemas que identifiquei com proposta e sugestão de como poderão ser solucionado para que Dona Irena Partala continue no ramo com o aumento de sua clientela e consequentemente perpetuando sua cultura levando o nome de sua família.
Com base em tudo que vi utilizo a tabela para este diagnóstico:
DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK
Problemas identificados
Propostas de soluções
Número insuficiente de colaboradores
Aumentar o número com contratos horário para atender a demanda de fins de semana com treinamento qualificado, inclusive para realizar parte de funções de Dona Irena lhe dando, mas tempo para dar atenção aos clientes.
Condições físicas
Proponho reforma nas instalações com decoração mais atual e iluminação para que se crie um aspecto, mas alegre e descontraído, além de ambiente climatizado. Acho também que Dona Irena poderia procurar outro local para morar com seus pais que não fosse aos fundos do estabelecimento. E na fachada um letreiro bem chamativo de preferência iluminados com leds para chamar mesmo a atenção da clientela.
Cardápio restrito e de difícil compreensão
Interessante um cardápio com fotos dos pratos servidos além de diversificar utilizando quem sabe até o mesmo cardápio da concorrência com um toque especial de Dona Irena sem esquecer o potencial do cozinheiro Ademir.
Queda do negócio logo