Desafio Aceito
Distrofia de Duchenne, é uma doença genética de caráter recessivo, ligado ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante. O gene defeituoso passa simultaneamente pelo pai e pela mãe que é assintomática.
Só os meninos desenvolvem essa doença, é causada pela ausência da proteína distrofina, essencial para a integridade do musculo, este vai degenerando-se progressivamente.
A cada três mil e quinhentos nascimentos um desenvolve a doença.
A criança nasce normal, mas demora a andar. Entre dois e quatro anos, cai muito, por volta dos sete anos deixa de correr, subir escadas. Aos doze anos aproximadamente perde a capacidade de andar. Ao longo de todo esse período ocorrem contraturas nas articulações, as panturrilhas aumentam é o musculo maior e substituído eventualmente por gordura tecido conjuntivo; o andar tornasse cambaleante; dificuldade de aprendizagem; fadiga; retardo mental e fraqueza que piora com o tempo
O quadro vai agravando até atingir o comprometimento de toda a musculatura esquelética, começa a surgir os problemas como, deformidades, pneumonia ou outras infecções, insuficiência cardíaca e respiratória, estes em virtude das alterações ocorridas no musculo do diafragma e não porque os pulmões estejam afetados.
Um diagnóstico precoce é decisivo para evitar sequelas e procurar adiar ao máximo a progressão da doença.
O diagnóstico é feito através de exames de sangue é através de biopsia.
Tratamento Indicado de Fisioterapia:
Exercícios físicos e respiratórios tem indicação na manutenção das condições físicas dos pacientes.
Natação e hidroterapia e, piscina aquecida, com o intuito de desenvolver a capacidade física e respiratória, associada a exercícios educativos respiratórias, e exercícios globais nado de costas.