Derterminação da fórmula molecular de um sal hidratado

1145 palavras 5 páginas
DETERMINAÇÃO DA FORMULA MOLECULAR DE UM SAL HIDRATADO

Açailândia – MA
2014
PATRESE LENO DOS SANTOS SILVA

DETERMINAÇÃO DA FORMULA MOLECULAR DE UM SAL HIDRATADO

Relatório de aula prática apresentado à disciplina Química Geral Experimental II, para obtenção parcial de nota no curso de Licenciatura Plena em Química.
Orientador: M.Sc. Cássio Dias.

Açailândia – MA
2014
1. OBJETIVO

Determinar o grau de hidratação do sulfato de cobre pentahidratado através do processo de aquecimento.

2. INTRODUÇÃO
O sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. É geralmente utilizado para demonstrações de reações exotérmicas (desprendimento de calor), na hidratação mineral. A forma penta hidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no penta hidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este torna a forma penta hidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico. (Dicionário escolar de química - Sardella e Mateus1981)
Temperatura de ebulição é a temperatura à qual a pressão de vapor da substância se iguala à pressão atmosférica. (Dicionário escolar de química - Sardella e Mateus 1981)
A temperatura de ebulição da água – água destilada – é 100 ºC à pressão de 1 atm (ou 760 mmHg), que é a pressão atmosférica ao nível do mar. No pico Everest, submetida a uma pressão atmosférica de 260 mmHg (ou 0,34 atm), a água entraria em processo de ebulição à temperatura de 72 ºC. (Tito / Canto 2007)
A evaporação é a passagem lenta e sem turbulência da fase líquida para a gasosa e que ocorre na superfície do líquido. A maioria das moléculas não tem energia suficiente para mudar de fase. No entanto, algumas têm energia muito maior que a média. Quando uma dessas moléculas atinge a superfície, ela

Relacionados