Derramamento de acidos
Nas indústrias químicas, nos empreendimentos e ou até mesmo nos laboratórios que utilizam substâncias químicas, especialmente as ácidas em seus processos, é comum a ocorrência de acidentes através do derramamento dessas substâncias no meio ambiente. Exemplos de substâncias ácidas: Ácido acético, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, e o ácido fosfórico. O derramamento acidental dessas substâncias é prejudicial aos alunos, e trabalhadores, e os efeitos podem ir além dos limites, afetando a população. Devido a grandes acidentes envolvendo substâncias ácidas, muitas indústrias de processos químicos, principalmente as instalações de alto risco tem se preocupado em fazer o estudo de análise de risco em seu processo, com o objetivo de minimizar a ocorrência de acidentes. Além disso, estas medidas impedem que o derrame provoque danos ambientais.
Algumas medidas a serem tomadas:
- Recolher parte do produto vazado;
- Contenção do vazamento;
- Aplicação de uma névoa de água para vaporizar parte da substância;
- Procedimentos de neutralização.
Acompanhe alguns relatos encontrados na imprensa brasileira sobre vazamentos de produtos químicos em estradas.
1) Vazamento de ácido atinge mata da Serra do Mar: A carga de vinte e cinco mil litros de ácido fosfórico vazou de um caminhão-tanque ontem após acidente na interligação do Sistema Anchieta-Imigrantes, na Serra do Mar. Parte do carregamento atingiu uma caixa do sistema de drenagem da rodovia, e desceu pela mata. A Sabesp está fazendo exames rotineiros para verificar se não houve contaminação. (O Estado de S. Paulo, Cidades, 19/09/00, Pág. C2, [2X20, 5]).
FONTE: http://www.ecopress.jex.com.br/eco+watch/vazamento+de+acido+atinge+mata+da+serra+do+mar, acessado em 02/11/2014.
2) Vazamento químico deixa Itupeva coberta por névoa ácida: Uma grande névoa ácida e incolor cobriu toda a cidade de Itupeva na noite deste sábado e deixou os moradores preocupados. Muitos se