Dermatologista explica os benefícios de lavar o rosto corretamente
Lavar o rosto parece uma atitude banal, mas tomando os devidos cuidados é possível se beneficiar desse hábito de higiene
Por Daniela Hueb
18 de fevereiro de 2013 9:55
•
•
•
Foto: Thinkstock
Lavar o rosto é dessas tarefas que ficam no automático. Fazemos quase sem perceber e, muitas vezes, sem tomar os devidos cuidados. Às vezes, problemas como excesso de oleosidade e pele muito ressecada são resolvidos quando você muda os hábitos na hora de limpar a pele. E por isso está mais do que na hora de aprender corretamente como fazer a higiene da face.
Lave com delicadeza
Pra limpar o rosto, você precisa de água e um sabonete próprio ao seu tipo de pele. Só isso. O ideal é fazer movimentos circulares delicados na pele, pois é o sabonete que costuma fazer o trabalho pesado, ou seja, nada de esfregar a pele. Depois, não se esqueça de enxaguar com abundância pra não sobrar resíduos de sabonete na pele.
Lave o rosto somente 2x por dia
Não importa se sua pele é oleosa ou ressecada, o necessário é lavar o rosto com água e sabonete duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Mais do que isso, as glândulas sebáceas da pele se sobrecarregam e produzem mais sebo, deixando a pele oleosa. Por isso, lavar muitas vezes não é recomendado para quem tem a pele oleosa.
Água fria: uma aliada da sua pele
Quando o tempo esfria, a temperatura da água aumenta? Errado! O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride. No banho e na hora de lavar os cabelos, opte pela água fria também.
Retire a maquiagem antes de lavar o rosto
O ideal é você usar um demaquilante e retirar todo o make antes de lavar. Isso é uma garantia de que irá dormir com a pele limpa mesmo e que não vai sobrar nenhum resquício de cosmético.