Dermato funcional
Sistema tegumentar é o sistema de proteção do corpo humano que envolve a pele, pêlos, unhas e glândulas. É composto por camadas como derme, epiderme e a hipoderme que reveste todos os órgãos e forma uma barreira de proteção contra a entrada de vírus no ser vivo.
Epiderme: é a parte mais externa e a única que está em contato com o meio ambiente, ela tem como função proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. É composta por tecido epitelial e possui cinco camadas: camada basal (que tem contato com a derme), espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea. Sua formação se dá através das células epidérmicas que são os queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel. A epiderme é formada basicamente de queratinócitos. * Queratinócitos são células diferenciadas do tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas). Os queratinócitos formam as quatro camadas da epiderme: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea. * Melanócitos são células responsáveis pela pigmentação da epiderme. * Langerhans são as células responsáveis pelas reações imunes provocadas por agentes externos. * Merkel são grânulos encontrados na epiderme, mas sua ainda não foi claramente definida.
A derme é formada por tecido conjuntivo ricamente vascularizado. Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células que auxiliam na sua formação que são os fibroblastos, linfócitos e mastócitos. Na derme, estão presentes algumas glândulas, as sudoríparas e sebáceas, terminações nervosas e folículos pilosos. * Fibroblastos são responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa. * Linfócitos é um tipo de célula de defesa do organismo que em união com algumas outras células formam os glóbulos brancos do sangue. * Mastócitos armazenam potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina,