dermato funcional
Para que os resultados do atendimento fisioterapêutico dermato-funcional sejam efetivos e os pacientes são orientados em relação aos hábitos de vida, como a importância da relação de exercícios físicos e cuidados com a (como hidratação e uso de filtro solar) e são encaminhados para outros profissionais de saúde e educadores físicos, de acordo com a necessidade. Tais medidas permitem a melhora na aparência e contribuem para prevenção e/ou tratamento de patologias, como câncer de pele, obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência vascular.
A atenção do profissional, a sensação de relaxamento gerado pela massagem e a melhora da aparência física conduzem a aumento da auto-estima e da funcionalidade, desencadeando benefícios no bem-estar social, familiar e íisico, conduzindo à melhora na qualidade de vida. A fisioterapia dermato-funcional também possibilita o complemento à abordagem de outras áreas da fisioterapia, como, por exemplo, garantindo uma adequada cicatrização pós-operatória ou traumática, tratando úlceras de pressão de pacientes neurológicos, pés diabéticos, prevenindo ou tratando linfedema primário ou secundário à linfadenectomia.
Para os fisioterapeutas, é uma área em expansão, pois a busca pela beleza tem tomado espaço cada vez maior em diferentes classes sociais, idades e gêneros. Por meio da realização de um trabalho coerente, respaldado em conhecimento, estudos e boa formação, os profissionais poderão se tornar cada vez mais respeitados pela seriedade de seu atendimento, possibilitando a expansão deste campo.
Principais recursos fisioterapêuticos
O fisioterapeuta dispõe de recursos de uso privativo dessa classe, como eletroterapia, técnicas manuais e cinesioterapia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas, proporcionando uma abordagem direcionada e precisa, potencializando e/ou assegurando resultados efetivos, sem causar riscos à saúde.
Eletrotermofototerapia
Os recursos