Dermatite
Dermatite fúngica, também conhecida por dermafitose, ou tinea é transmitida através de determinados tipos de fungos inseridos no cotidiano das pessoas. Geralmente presentes na areia da praia, utensílios domésticos e até mesmo em roupas úmidas e mal lavadas, os fungos causadores apreciam locais úmidos, úmidos, escuros e quentes. Existem algumas micoses mais conhecidas, como a frieira, popularmente chamadas de pé-de-atleta, que é causada pelo suor e provoca descamação entre os dedos dos pés, as tinhas das unhas, causadoras das manchas e descamações. E também temos a tinha da barba, que causa folículos avermelhados na região da face. As tinhas podem manter-se para sempre, especialmente nas zonas úmidas, porém o tratamento pode resolver as infecções ou diminuir a sua intensidade.
As lesões não trazem causas muito graves. Mas são incômodas e desagradáveis e comumente causam lesões avermelhadas e escamosas. A melhor forma de prevenir-se contra as micoses é cuidar da higiene e evitar situações que favoreçam a infecção por fungos. O tratamento em geral é longo e administrado por com antifúgicos em solução ou spray.
Dermafitose
As dermatofitoses, ou tinhas, são micoses superficiais ocorrentes em pêlos, unhas e pele, provocadas por fungos queratinofílicos chamados dermatófitos, que englobam o gênero Epidermophyton. As infecções causadas por fungos geralmente atingem a pele ou a mucosa externa. Quando estão em equilíbrio com o corpo, ou seja, apenas vivendo na camada da epiderme constituída por células mortas, esses microrganismos não provocam doenças. No entanto, em determinadas situações, como períodos de calor e umidade, baixa resistência do sistema imunológico ou higiene inadequada, os fungos podem penetrar no organismo e provocar infecções benignas, mas incômodas.
Dermatófitos
São grupos de fungos com altas especializações que desenvolveram através de um longo processo de evolução, a capacidade de invadir e colonizar os tecidos