Derivada na Química
1 INTRODUÇÃO 3
2 DERIVADA NA QUÍMICA 4
3 CINÉTICA QUÍMICA 5
4 TERMODINÂMICA QUÍMICA 7
5 REFERÊNCIAS 8
3
INTRODUÇÃO
O principal foco de estudo da química é a matéria, as transformações sofridas pela mesma e a quantidade de energia envolvida para realização desse processo. A química explica diversos fenômenos que ocorrem na natureza e com isso, esses conhecimentos são utilizados em benefício dos seres humanos.
A derivada, em química, é bastante utilizada tanto na cinética química, quanto na termoquímica, temas que pertencem às cinco importantes áreas de estudo: cinética química, química quântica, termodinâmica química, eletroquímica e mecânica estatística. Áreas essas, que fazem parte da Físico-química (disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria).
4
DERIVADA NA QUÍMICA Uma reação química resulta na formação de uma ou mais substâncias. Exemplo¹: A equação acima indica que uma molécula de oxigênio e duas moléculas de hidrogênio formam duas moléculas de água.
Exemplo²: a reação A+B→C, onde A e B são os reagentes e C é o produto final. A velocidade de uma reação química é definida através das derivadas da concentração de reagentes e produtos. Quando a concentração do produto aumenta a reação avança, logo a derivada d[C]/dt será positiva. Assim, a taxa de reação de C é positiva. Se para cada mol de A e B consumido forma-se 1 mol de C, então as duas derivadas possuem o mesmo módulo, porém sinais opostos. Uma vez que [A] e [B] decrescem na mesma taxa que [C] aumenta, temos:
Taxa de reação = (d[C])/dt = - (d[A])/dt = - (d[B])/dt A maioria das funções encontradas em química pode ser diferenciada usando-se as seguintes regras (observe que, nessas expressões derivadas, df/dx são escritas como df):
Regra 1Para duas funções f e g : d( f +