Deriva realizada no Hipercentro de BH
ARQUITETURA E URBANISMO
PROGRAMA DE AÇÃO SOCIAL
“SOMBRA EM CORES”
HIPERCENTRO DE BELO HORIZONTE
ÁREA PESQUISADA
(PRAÇA RUI BARBOSA – PRAÇA DA ESTAÇÃO)
DERIVA PSICOGEOGRÁFICA:
OBJETIVOS E RESULTADOS
A deriva psicogeográfica visa detectar as relações psíquicas e emocionais estabelecidas entre os elementos de determinado espaço e seus usuários. O trajeto realizado pelo grupo na Praça da Estação possibilitou a visualização de diversas situações, das quais duas foram destacadas:
• Formas de apropriação;
• Preservação do espaço.
A ESCOLHA DO LOCAL
Um dos motivos que influenciaram na escolha da
Praça Rui Barbosa, baseia-se nas potencialidades do local que possibilita a visualização de diversas formas de apropriação que incluem as relações mantidas entre usuário e espaço e as consequências sofridas por ambos os lados em detrimento dessas relações.
OBJETIVO DO TRABALHO
O trabalho realizado teve como objetivo o incentivo à apropriação do espaço, através da valorização e preservação da cidade e ativação de suas potencialidades, muitas vezes esquecidas pela sociedade contemporânea.
A INTERVENÇÃO
Considerando os principais dados destacados durante a deriva (apropriação e preservação), surgiram as propostas de intervenção:
• Sistema de sombra nos bancos, como incentivo à apropriação e utilização desses;
• Exposição de algumas fotos do local, representadas através de uma comparação entre o espaço danificado e o mesmo espaço preservado. RESULTADOS DA INTERVENÇÃO
Apesar do fluxo de pessoas na praça não ter sido intenso no dia da intervenção, o resultado foi satisfatório. O projeto chamou a atenção de alguns usuários, que optaram por aproveitar o local e os benefícios oferecidos pela proposta.
OBRIGADA!