deriva genetica
Muitos animais de acordo com a IUCN, estão ameaçados devido à muitos factores em que os mesmos se encontram sujeitos, mas principalmente a acção antropogénica (humana) é que mais está a colocar muitos animais em estado ameaçado. São exemplos de animais ameaçados, os leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e entre outros. Este trabalho irá desenrolar-se em torno da situação do leopardo actualmente.
Classificação Biológica
Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: Panthera pardus
Espécie: Panthera pardus - O leopardo é um felino, pertencente a família Felidae, é o menor dos quatros felinos pertencentes ao mesmo género que ele, como é o caso de Panthera tigri (Tigre), Panthera leo (Leão), e Panthera onça (Jaguar/ onça pintada). Apesar de ser o menor felino, o leopardo encontra-se mais distribuído em relação a todas espécies de felinos selvagens. O leopardo é individualmente identificado pelo padrão de manchas que ele apresenta. Apresenta uma pelagem de cor amarelada e de pintas escuras.
O leopardo tem entre 100-190cm de comprimento (cabeça - corpo), variando de espécie por espécie. Os machos pesam entre 30-90 kg e as fêmeas entre 28-60kg, o que quer dizer que as fêmeas apresentam dois terços do tamanho do macho aproximadamente. A reprodução do leopardo ocorre normalmente entre os meses de Fevereiro e Março, sendo que a sua gestação dura de 90 aos 105 dias e em cada ninhada ele pode nascer de 2 a 5 filhotes.
2. Habitat e Distribuição
O leopardo apresenta uma grande tolerância de habitat mais amplo em relação a qualquer felino presente no mundo; desde as florestas tropicais ao deserto. Em África eles se encontram bem sucedidos nas florestas e pastagens de savana, também