Dequervain
Origem:
Síndrome de De Quervain (enfermidade de De Quervain, torcedura da Lavandeira, tendinite estenosante de De Quervain) é uma forma de tendinite crônica identificada e descrita em 1895 por Fritz de Quervain.
A tendinite estenosante de De Quervain é a constrição dolorosa da baínha comum dostendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, no chamado primeiro compartimento dorsal. O processo inflamatório da baínha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.
O quadro clínico apresenta dor de caráter insidioso podendo apresentar-se agudamente, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio, com a cronicidade do quadro, o paciente refere dificuldade para segurar objetos (como uma xícara) que exigem a posição "em garra" do polegar. Queixas de dor ocorrem ao torcer a roupa, abrir a porta com chave, abrir tampa de lata etc.
[editar]Sinais e sintomas
Os sintomas são dor, enrijecimento e inchaço no lado do polegar do pulso.
[editar]Diagnóstico
O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de de Quervain em pessoas que têm dor no punho. Para realizar o teste, o polegar é colocado na mão fechada e a mão é torcida em direção ao dedo mínimo - desvio ulnar (como visto na figura) - para testar se ocorre dor no punho abaixo do polegar. A dor pode ocorrer em um indivíduo normal, mas se severa, há chances de ser a síndrome de de Quervain. A dor se localizará no antebraço, no lado do polegar, cerca de uma polegada abaixo do punho.
INCIDÊNCIA
[pic]
Acometendo mais frequentemente as mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos, numa razão de 8/1 em relação aos homens, entre a 3° e 6° década, por fatores traumáticos, metabólicos, reumáticos, idiopáticos e ocupacionais.
SINAIS E SINTOMAS
Apresenta dor aguda, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio. Essa patologia está associada principalmente a trauma crônico secundário e sobrecarga